Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Conheça os dez mandamentos do cliente para obter crédito em banco

Publicado por André Cruz de Aguiar
há 9 anos

Leandro Saudino e Rafaella Barros

Ter crédito no banco não é para qualquer um. Conseguir benefícios como agilidade e boas condições de pagamento, então, nem se fala. Por isso, o EXTRA convidou três especialistas para listarem dez orientações para os correntistas construírem um bom histórico junto às instituições financeiras e, assim, terem o empréstimo aprovado com rapidez e taxas de juros menores. Durvalina da Conceição, de 60 anos, é um bom exemplo. Ela não tem dificuldades para pegar dinheiro emprestado, por ser funcionária pública.

— Ultimamente, eu tenho pedido empréstimos sempre, para dar conta de pagar a faculdade de Veterinária da minha filha. Conseguir crédito no HSBC não é um problema. Vou direto ao gerente. Difícil são os juros altos. Você pega R$5 mil e paga o dobro — diz.

Ter um bom relacionamento com o gerente da agência bancária é fundamental para não ter o crédito negado. Mas Marcello Gonella, economista e professor da Universidade Anhembi Morumbi, diz que esse tipo de contato vale mais no caso dos bancos privados:

— Em algumas instituições, como o Banco do Brasil, as condições são bem mais restritas, independentemente do relacionamento com o gerente, porque é um banco público e não pode abrir muitas exceções (para conceder crédito).

Fernando Cosenza, diretor de Sustentabilidade da Boa Vista SCPC, destaca que é extremamente difícil para quem tem o nome sujo conseguir um empréstimo. Mas quem já regularizou sua situação no cadastro de inadimplentes não deve se preocupar com o passado:

— A consulta (feita pelo banco na hora em que o cliente pede o crédito) é feita nos registros negativos para ver se há pendências financeiras ativas. Se teve e não tem mais, não aparece (no histórico).

O técnico em eletrônica Sirdilei da Graça, de 56 anos, conta que se programa para não se enrolar:

— Há pouco tempo, peguei R$ 5 mil, no Itaú. Não tive dificuldade nenhuma de conseguir crédito. Foi tranquilo. Faço sempre uma programação. É importante se organizar para que o empréstimo feito para pagar dívidas não vire mais uma delas.

Bancos focam na capacidade de pagamento

Nicolas Tingas, economista-chefe da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi), afirma que o foco do banco, ao avaliar o risco de emprestar, é a capacidade de pagamento do tomador:

— É importante a pessoa fazer um acompanhamento de seus gastos num mês inteiro, para descobrir o quanto sobra (para pagar a dívida).

A cautela, hoje, é ainda mais necessária, principalmente depois de o Comitê de Política Monetária (Copom) ter elevado a Selic, taxa básica de juros da economia, de 11% para 11,25% ao ano, na quarta-feira passada.

— Isso significa que os empréstimos em geral estão encarecendo, e que as pessoas que buscam crédito hoje muito provavelmente pagam taxas mais altas do que há dois anos — explica Fernando Cosenza, da Boa Vista SCPC.

NÃO SE ENROLE

Endividamento

Segundo Álvaro Modernel, sócio da Mais Ativos Educação Financeira, antes de fazer uma dívida, é fundamental saber qual é sua capacidade de pagamento. Faça um levantamento dos três últimos meses, considerando quanto dinheiro restou de seu salário a cada mês. O valor comprometido com a nova dívida deve ser inferior à sobra no orçamento mensal.

Negociação

Empréstimos pré-aprovados, como aqueles oferecidos nos caixas automáticos e por operadoras de cartões de crédito, têm juros mais altos. Prefira os empréstimos consignados — aqueles com desconto em folha — ou negocie com o gerente de sua conta um empréstimo pessoal com juros reduzidos.

Pesquisa

Antes de fazer um empréstimo, veja se os juros estão na média do mercado. No site do Banco Central (www.bcb.gov.br),

Há uma tabela com a média cobrada em cada modalidade. Clique em “Cidadão” e em “Taxas de juros”. No mesmo site, há a “Calculadora do cidadão”, que calcula o valor das prestações, conforme os juros.

Conhea os dez mandamentos do cliente para obter crdito em banco

Fonte: Site do Jornal Extra, http://extra.globo.com/noticias/economia/conheca-os-dez-mandamentos-do-cliente-para-obter-credito-em...

  • Sobre o autorVironda Advogados
  • Publicações9
  • Seguidores61
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1712
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conheca-os-dez-mandamentos-do-cliente-para-obter-credito-em-banco/149213542

Informações relacionadas

Ricardo Fatore de Arruda, Advogado
Artigoshá 7 anos

A aposentadoria do HIV Soro Postivo

Jusbrasil Perguntas e Respostas
Artigoshá 4 anos

Eu posso desistir de um financiamento?

Ministério Da Previdência Social
Notíciashá 15 anos

BENEFÍCIOS: Banco devolve crédito para INSS de quem não retira benefício em 60 dias

Zulmar Duarte Oliveira Junior, Advogado
Artigoshá 7 anos

Interesse recursal e o Novo CPC: sucumbência jurídica

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)